O BETACAROTENO, SUBSTÂNCIA QUE DÁ À CENOURA A SUA COR CARACTERÍSTICA, PROTEGE A PELE DOS RAIOS ULTRAVIOLETA E DAS ALERGIAS SOLARES, AO MESMO TEMPO QUE AUMENTA A PIGMENTAÇÃO, CONFERINDO UM BRONZEADO NATURAL E SAUDÁVEL.
Todos nós gostamos de mostrar um belo bronzeado, para parecermos mais saudáveis e atraentes. Com o betacaroteno, percursor natural da vitamina A (também conhecido como retinol), a pro-vitamina que dá às cenouras a sua cor característica, pode alcançar esse objetivo, sem necessidade de exposições prolongadas ao sol.
O que acontece é que o betacaroteno acumula-se na pele, conferindo um aspeto moreno. No corpo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, mas somente de acordo com as necessidades do organismo. A quantidade que não é convertida fica armazenada na pele, proporcionando o desejado aspeto bronzeado. Esta acumulação de betacaroteno é inofensiva e o nutriente é eliminado do organismo quando se encontra em excesso.
O betacaroteno é um carotenoide, ou seja, o pigmento orgânico que dá a cor aos vegetais – neste caso, cor de laranja – e que pertence à grande família dos fitonutrientes. Os vegetais em que está mais abundantemente disponível são as de cor laranja e amarela, como a cenoura, a abóbora e a batata-doce, mas também em frutas como a manga, a papaia ou o alperce. O betacaroteno também se encontra, ainda que em menor quantidade, em hortaliças como o espinafre, agrião, a couve e os brócolos. Outra forma de ingerir este fitonutriente é através da toma diária de suplementos alimentares.
É alérgica(o) aos raios ultravioleta? Os sintomas podem ser terríveis, mas a solução para o problema pode ser tão simples como a ingestão regular de alimentos ricos em betacaroteno ou a toma diária de um suplemento alimentar de betacaroteno.
Enquanto algumas pessoas estão horas ao sol sem quaisquer problemas, outras têm de se esconder à sombra, devido às alergias causadas pelo astro-rei, que dão origem a borbulhas e comichões muito desagradáveis, todos os verões. Contudo, o betacaroteno funciona como uma barreira solar, protegendo a pele contra os raios ultravioleta que a danificam.
Para além do efeito bronzeado, o betacaroteno é também um antioxidante potente, que protege os tecidos das lesões provocadas pelos radicais livres, que se formam com a exposição solar.
Os radicais livres aceleram o processo de envelhecimento, destruindo as células saudáveis, mas o betacaroteno neutraliza-os, evitando os seus efeitos prejudiciais. Por outras palavras, obtém-se uma proteção solar no interior do organismo.
O betacaroteno ainda tem um efeito importante no cabelo e nas unhas, que é atribuído à sua função como percursor da vitamina A, nutriente que é extremamente importante para o tecido conjuntivo e mucosas. Os indivíduos que começam a ingerir o betacaroteno como suplemento verificam que este fortalece as unhas, melhora a textura e reforça a resistência do cabelo. Por último, o betacaroteno beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade e atua positivamente no metabolismo das gorduras.
Para além do efeito bronzeado, o betacaroteno é também um antioxidante potente, que protege os tecidos das lesões provocadas pelos radicais livres, que se formam com a exposição solar.