E-NEWSAÚDE #5

Setembro | Outubro 2018

SAÚDE E BELEZA

Bem depilada, todo o verão

Saúde Beleza 17 artigo

ATUALMENTE, EXISTEM MÚLTIPLAS OPÇÕES PARA A DEPILAÇÃO. DESDE MÉTODOS TÃO TRADICIONAIS COMO A CERA QUENTE OU A LÂMINA, ATÉ ÀS NOVAS TECNOLOGIAS, DE QUE O LASER É EXEMPLO.

Uma boa depilação requer o seu tempo. Antes de começar, prepare o seu corpo para se assegurar de que o resultado seja bom e as suas pernas brilhem, não só pela suavidade, mas livres de irritações.
Um primeiro e importante passo consiste em abrir os poros com um banho ou duche quente. Se costuma enquistar, massaje a pele suavemente com uma luva de crina.
Lembre-se que a pele deve estar bem seca: por isso, não use hidratante no dia em que vai depilar-se. Após a depilação, não poupe em hidratante ou óleo calmante. No entanto, deve evitar o sol nas horas seguintes, dado que os poros podem irritar-se e a pele estará mais sensível, pelo que poderiam surgir manchas.
Por último, tenha em conta algo que muitas mulheres não reparam: a sensibilidade à dor aumenta durante o período menstrual e nos dias anteriores, razão pela qual é recomendável escolher outro momento para se livrar dos pelos.


EM CASA OU NA CLÍNICA DE ESTÉTICA

Nem todos os métodos são iguais. Uma mesma pessoa pode combinar vários métodos, dependendo da quantidade de pelo, tipo de pele, sensibilidade da zona a depilar, problemas circulatórios, etc. Eis os principais:

  • PINÇAS
  • Eliminam pela raiz pelos isolados ou indiscretos, como os que crescem em redor do mamilo ou nos sinais. Recomenda-se o uso de uma pinça de ponta fina, pois facilita a extração. Há que desinfetá-la com álcool depois de usá-la e guardá-la numa bolsa.


  • LÂMINA
  • É o método mais utilizado, pela sua rapidez e conforto, embora não elimine o pelo pela raiz, razão pela qual o seu efeito dura poucos dias. Não é verdade que, em seguida, os pelos cresçam com mais força, mas tendem a ficar com um aspeto duro e pouco estético. Antes de utilizar a lâmina, há que aplicar um pouco de gel ou espuma de barbear. Escolha uma espuma e uma máquina desenhadas para mulheres. Têm uma cabeça ovalada que se adapta melhor à forma do corpo feminino e reduzem o risco de cortes. Além disso, incluem uma banda lubrificante que suaviza o processo.


  • CREME DEPILATÓRIO
  • É um método químico à base de ácidos que desfazem o pelo, o que permite arrastá-lo com uma espátula ou com água e uma esponja. Assim, corta o pelo sem arrancar pela raiz, durando o seu efeito entre uma e três semanas, de acordo com a quantidade de pelo da pessoa. Não são recomendáveis para peles ou zonas muito sensíveis, pois podem provocar reações alérgicas. Uma boa alternativa são os geles depilatórios, que podem usar-se no duche.


  • CERA QUENTE
  • Um método eficaz, mas um tanto drástico. A cera quente arranca o pelo de raiz, podendo ser muito doloroso nas zonas mais sensíveis, como virilhas, buço e axilas. O efeito dura entre três e quatro semanas e deixa a pele muito suave, com a vantagem de que o pelo vai enfraquecendo pouco a pouco. A cera quente está contraindicada em caso de varizes, má circulação ou pele sensível ao calor.


  • CERA TÉPIDA
  • Vende-se num prático roll-on que se aquece rapidamente no micro-ondas e se aplica como a cera quente. É um método menos doloroso e mais limpo, pois os restos eliminam-se com água. Também dura cerca de três a quatro semanas e é perfeito para mulheres com muito pelo e sem problemas de circulação.


  • CERA FRIA
  • São bandas de cera à base de resinas. Arrancam o pelo desde a raiz e são ideais para usar nas pequenas zonas ou para mulheres com problemas vasculares. Dura o mesmo tempo que os outros métodos à base de cera. Se decidir usá-las em casa, escolha uma marca que permita eliminar os restos com água, mas tenha em conta que pode ser um método doloroso e incómodo.


  • DEPILADORA ELÉTRICA
  • A depiladora elétrica extrai os pelos pela raiz, mediante umas pequenas pinças na cabeça, que são cada vez mais sofisticadas. Os novos modelos reduzem a dor, arrancam até os pelos muito curtos e massajam a pele. Trata-se de um método prático e duradouro (3 a 4 semanas), uma vez que o pelo cresce mais suave. No entanto, os pelos tendem a ficar enquistados em zonas como a barriga da perna e virilhas.


  • DEPILAÇÃO ELÉTRICA
  • Embora a depilação elétrica esteja a ficar obsoleta devido ao crescimento do laser, trata-se de uma opção válida e mais económica para tratar pequenas zonas, pois é um método definitivo. Elimina-se pelo a pelo, com uma agulha que se introduz no folículo, emitindo um impulso que destrói a raiz.

  • LASER
  • Este método é quase definitivo e cada vez está mais acessível. No entanto, é importante certificar-se da qualidade do centro que escolhe, para que o tratamento seja personalizado e supervisionado por um especialista. Consiste num raio de luz altamente concentrada que atua destruindo o folículo piloso e a raiz do pelo. São necessárias várias sessões para destruir completamente as raízes e pode aplicar-se em qualquer zona do corpo.


    SOLUÇÕES DO ORIENTE

    Os métodos de depilação ocidentais costumam ser bastante dolorosos e irritantes. Por isso, cada vez mais clínicas de estética estão a oferecer técnicas de depilação menos agressivas que provêm do Oriente e oferecem resultados surpreendentes.

  • FIO DE ALGODÃO
  • Este método já era usado pelos hindus, desde há vários séculos, bem como por outras civilizações orientais. Hoje, é usado em muitas clínicas de estética do Ocidente. Consiste em extrair o pelo pela raiz com uma única ferramenta: um fio de algodão e muita perícia. Não irrita a pele, é muito preciso (elimina pelos muito curtos), não dói (apenas um ligeiro incómodo), é duradouro e enfraquece, pouco a pouco, o pelo. Além disso, o movimento do fio efetua uma massagem que embeleza a pele e previne o aparecimento de rugas.


  • SUGARING
  • Este sistema provém do mundo árabe. É suave (muito recomendado para peles sensíveis), limpo e fácil de efetuar em casa. Só necessita de meio copo de água, duas colheres de sopa de açúcar e o sumo de meio limão. A mistura (à qual se pode acrescentar uma colher de mel) aquece-se em lume brando, até que se forma um líquido com a consistência de um xarope. Depois, deixa-se arrefecer um pouco e espalha-se sobre a zona a depilar. Em seguida, arranca-se de um puxão na direção oposta ao crescimento dos pelos. É um método que serve para depilar todo o corpo, incluída a zona íntima, embora convenha aparar antes o pelo.


    Depilação íntima

    As chamadas “virilhas brasileiras”, a depilação “decorativa” e a depilação integral estão cada vez mais na moda. Explicamos-lhe aqui as diferenças entre elas.

    • A primeira consiste em depilar as virilhas e parte do pelo púbico, para evitar que se veja com o biquíni.
    • A depilação decorativa é semelhante, mas o pelo que fica é decorado com desenhos, como corações ou estrelas, podendo, inclusivamente, pintar-se.
    • A depilação integral consiste em depilar absolutamente todo o pelo.

    Para qualquer delas, o ideal é ir a um centro de estética, pois trata-se de uma zona delicada e de difícil visibilidade. Se decidir depilar-se em casa, tome nota de como fazê-lo: primeiro, recorte o pelo com uma tesoura; depois, espalhe a espuma de barbear e mova a lâmina no sentido do pelo, para baixo. Também há máquinas específicas para esta zona. Outra opção é a cera: puxe-a no sentido contrário ao crescimento do pelo, para cima e com firmeza. Ao terminar, aplique uma loção ou óleo para suavizar.


    Lasers avançados

    A depilação a laser convencional tem maravilhosas vantagens, mas também algumas limitações: é um processo lento, não se pode aplicar sobre peles escuras ou bronzeadas, não elimina o pelo louro ou muito fino e pode ser doloroso.
    Contudo, os modelos de laser mais recentes baseiam-se na chamada luz pulsada – ou fotodepilação –, com a qual se eliminaram muitos destes problemas.
    A depilação por luz pulsada tem uma capacidade de 40% na eliminação de pelos logo na primeira sessão. É ideal tanto para mulheres como para homens, em especial para depilar zonas extensas, tais como pernas, braços ou costas. Não é necessário aplicar qualquer produto antes do tratamento.


    Para a depilação íntima, hoje tão na moda, o ideal é ir a um centro de estética, pois trata-se de uma zona delicada e de difícil visibilidade.

    A depilação por luz pulsada é ideal tanto para mulheres como para homens, em especial para depilar zonas extensas, tais como pernas, braços ou costas.

    logo saude be


    ^