ESPECIAL EMAGRECIMENTO
20 respostas essenciais para perder peso saudavelmente
ESTÁ MAIS DO QUE PROVADO: O EXCESSO DE PESO ROUBA ANOS DE VIDA SAUDÁVEL. MAS É PRECISO SABER EMAGRECER, PARA QUE OS DANOS NÃO SEJAM MAIORES QUE OS BENEFÍCIOS. POR ISSO, CONVIDAMOS A LER ATENTAMENTE O DOSSIER QUE SE SEGUE, NO QUAL ESCLARECEMOS AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO VERDADEIRAMENTE SAUDÁVEL, PARA UMA PERDA DE PESO EQUILIBRADA E DURADOURA.
Numerosos são os mitos e as ideias erróneas em torno do que significa “comer bem”. Comer bem não é sinónimo de comer muito ou pouco ou apenas verduras e frutas. Comer bem é comer de tudo, na dose certa e no momento adequado!
Para a esclarecer estas realidades e minimizar os estragos da ignorância alimentar, criámos um guia de consulta simples, no qual especialistas em Nutrição respondem, com frontalidade, a algumas das dúvidas mais frequentes sobre a alimentação.
Com este conhecimento de base, será mais fácil praticar uma nutrição mais saudável, com a qual conseguirá alcançar e manter o peso desejado, sentir-se melhor com o seu corpo e, fundamentalmente, ter uma vida mais longa e com mais saúde. Vamos começar!
- 1. LITROS DE ÁGUA
“Beber mais que dois litros de água por dia faz bem ou mal?”
Não é bom exceder os dois litros por dia, porque o organismo não está preparado para o aumento de volume de líquido a circular. Por outro lado, tanto líquido pode diluir determinados componentes do sangue. Mas isto acontece apenas quando a ingestão em excesso, acima dos dois litros, é contínua e não apenas esporádica.
- 2. LEITE GORDO OU MAGRO?
“O leite magro tem menos proteínas e cálcio do que o gordo? E porque são os leites enriquecidos com vitaminas?”
Os leites magro ou gordo têm a mesma quantidade de cálcio e proteínas. No entanto, no processo de remoção de gordura, o leite magro perde as vitaminas lipossolúveis, – aquelas que se dissolvem na gordura –, caso das vitaminas A e D. Nesse sentido, os fabricantes adicionam estas vitaminas, para que o consumidor não perda os nutrientes essenciais à sua saúde.
- 3. PROTEÍNAS A CONSUMIR
“Quanta proteína devemos consumir por dia?”
Depende da idade, do sexo, da condição física, dos líquidos ingeridos e, também, da quantidade de vezes que urina por dia. Conseguirá colmatar as suas necessidades com uma refeição de 150 a 200 gramas de carne, ovos ou peixe. Há que ter cuidado ao ultrapassar esta quantidade, pois irá sobrecarregar os rins, que têm como função depurar as proteínas.
- 4. MARISCO E GOTA
“O excesso de marisco e de tomate pode provocar gota?”
Sim. Estes alimentos são muito ricos em purinas, substâncias que aumentam a concentração de ácido úrico no sangue. Porém, como uma dieta equilibrada não deve suprimir nenhum alimento, aconselha-se o seu consumo moderado, talvez de duas a três vezes por mês, no caso do marisco.
- 5. FRUTO OU POLPA DE TOMATE?
“O molho de tomate é mais saudável e nutritivo do que o tomate fresco?”
O tomate cru, não processado, fornece ao organismo uma menor quantidade de licopeno (substância antioxidante de efeito anticancerígeno). Já o seu sumo ou molho processados fornecem uma quantidade de licopeno que o organismo absorve mais rápida e eficazmente.
- 6. COMER OVOS
“Comer mais que um ovo por dia aumenta o colesterol?”
Estudos relativamente recentes demonstraram que a lecitina da gema do ovo, além de ser uma excelente fonte de colina, essencial para o desenvolvimento das funções cerebrais, limita a absorção do colesterol. Com efeito, consumir ovos é uma forma de colmatar as necessidades diárias de proteína, sem ingerir demasiadas gorduras. Se os cozinhar com água, terá a garantia de abdicar totalmente das gorduras mais nefastas.
- 7. PARA ELES E PARA ELAS
“É verdade que existem alimentos específicos para homens e para mulheres?”
Não se pode fazer uma distinção tão radical. Simplesmente, existem alimentos que podem ser mais ou menos adequados a cada sexo, a cada etapa da vida ou até a cada condição física. Mas não existem alimentos exclusivos para homens ou para mulheres.
- 8. NECESSIDADES CALÓRICAS
“Mulheres e homens necessitam ingerir quantidades diferentes de calorias?”
As necessidades calóricas são estipuladas pelo gasto metabólico basal, atividade física e também termogénese, ou seja, perda calórica sob a forma de calor. É fácil perceber que uma mulher desportista necessita de consumir mais calorias que um homem sedentário. Por esta razão, a ingestão de calorias terá de ser quantificada caso a caso.
- 9. REPARTIR CALORIAS
“Como repartir as calorias ao longo do dia?”
É muito simples: o pequeno-almoço deve ser constituído por leite, cereais e fruta; a meio da manhã, deverá consumir uma sanduíche de pão escuro com uma fatia de fiambre de peru e uma peça de fruta; ao almoço, opte por massa, frango e um iogurte; à tarde, coma um triângulo de queijo magro e uma peça de fruta; ao jantar, uma salada e peixe grelhado; por fim, antes de deitar, poderá beber um copo de leite.
- 10. FOME OU DESEJO?
“Como distinguir a fome da vontade de comer?”
A diferença está na escolha dos alimentos. Quando temos fome, qualquer alimento serve para acalmar o estômago. Mas se procura por um alimento ou grupo de alimentos específico, então, trata-se de desejo...
- 11. FAST-FOOD
“É possível fazer uma refeição equilibrada de fast-food?”
Se for ocasionalmente, é possível comer num restaurante de fast-food sem consequências de maior. Mas se recorre com frequência a estes espaços, deverá optar por saladas e sopas… e tudo sem recorrer a molhos, refrigerantes ou gelados.
- 12. COMPENSAR OS EXCESSOS
“Após um fim-de-semana de festa, com os naturais excessos, há quem opte por compensar na segunda-feira, com uma dieta à base de fruta e líquidos. Isto é errado?”
Nem por isso. Trata-se do princípio da compensação, desde que os líquidos sejam água ou infusões e não refrigerantes. Ao compensar uma alimentação desregrada com a ingestão de alimentos leves e de fácil eliminação, estará a cuidar do seu organismo após o excesso de trabalho (alimentos) que lhe deu.
- 13. INFUSÕES QUENTES OU FRIAS
“É verdade que as infusões a frio têm as mesmas propriedades que quentes?”
Depende. Por exemplo, as infusões de anis, funcho, menta ou camomila devem ser bebidas quentes. É que parte das suas propriedades estão ligadas aos seus óleos essenciais, que se evaporam rapidamente quando arrefecem.
- 14. ALIMENTOS E BEBIDAS QUENTES E O CANCRO
“Alimentos e bebidas muito quentes podem provocar cancro?”
Sim, porque a ingestão de alimentos a altas temperaturas irrita as mucosas da boca e algumas zonas do esófago. Se acontecer repetidamente, ao longo de anos e associado a outros fatores de risco, tal hábito pode, de facto, originar tumores nesse primeiro troço do aparelho digestivo.
- 15 VERDURAS NA BALANÇA
“Os legumes também engordam?”
Tudo o que comemos engorda, porque contém calorias. Trata-se apenas de procurar o equilíbrio entre as calorias que ingerimos e as que gastamos. Contudo, as verduras são hidratos de carbono pouco energéticos que, além do mais, proporcionam vitaminas e minerais indispensáveis à saúde. Por outro lado, conferem saciedade. Dito de outra forma: dificilmente conseguirá comer verduras em excesso!
- 16. FRUTA ANTES OU DEPOIS?
“É preferível melhor comer fruta entre as refeições ou depois delas?”
Comer fruta entre as refeições implica um maior aproveitamento vitamínico. Além do mais, comer fruta nos intervalos das refeições ajuda a nivelar as taxas de glicose no sangue. Se já estamos satisfeitos com a refeição, comer uma sobremesa significa adicionar calorias de forma gratuita.
- 17. FRUTAS E VERDURAS
“Qual a quantidade diária recomendada de frutas e verduras?”
No caso da fruta, o mínimo são duas porções por dia. Deve-se consumir peças de tamanho médio (como maçãs, peras ou laranjas) ou três peças pequenas (kiwi, alperce, pêssego) ou uma taça de morangos ou cerejas. Destas duas ou três porções, uma deve ser de citrinos. No caso das verduras, não é exagero afirmar que o recomendado são quatro porções diárias, ou seja, duas ao almoço e outras duas ao jantar: uma com verduras cruas (que tem mais vitaminas) e outra com verduras cozinhadas (que tem mais fibra).
- 18. STRESS A MAIS
“Pode afirmar-se que o stress engorda?”
Mais ou menos. O estado de ansiedade tende a engordar, já que algumas pessoas sofrem um aumento de apetite, por vezes descontrolado. Por outro lado, o stress também pode provocar exatamente o contrário, ou seja, menor apetite e um maior gasto calórico, com a correspondente perda de peso.
- 19. CELULITE, ANANÁS E LIMÃO
“É verdade que o ananás e o limão ajudam a combater a celulite?”
Antes de mais, estes dois frutos têm um efeito diurético. É por esta razão que se recomenda o seu consumo em casos de celulite. É que este problema surge, principalmente, pela retenção de líquidos, que dá lugar a uma alteração do tecido conjuntivo e, consequentemente, a irregularidades visíveis da pele, a que se dá o nome de celulite.
- 20. SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS
“Quando é que precisamos de recorrer a suplementos vitamínicos?”
Se praticar uma alimentação equilibrada, que contemple todos os grupos de alimentos, é rara a ocorrência de carências nutricionais. No entanto, tal é difícil de conseguir e existem muitas situações em que é necessário recorrer a suplementos vitamínicos. Por exemplo, quando se praticam dietas muito restritivas, em períodos de crescimento rápido ou convalescença, determinadas atividades desportivas ou aquando da ingestão de determinados medicamentos que interferem com a absorção dos nutrientes dos alimentos.
