E-NEWSAÚDE #5

Setembro | Outubro 2016

Saúde e Fitness

Treino outdoor

4 artigo

A CHEGADA DO VERÃO NÃO DEVE SER DESCULPA PARA INTERROMPER O TREINO DESENVOLVIDO AO LONGO DO RESTO DO ANO. COM A VONTADE DE IR AO GINÁSIO A DIMINUIR, A MELHOR SOLUÇÃO É APOSTAR NA CONTINUAÇÃO DOS TREINOS OUTDOOR. SABER O QUE FAZER É FUNDAMENTAL PARA MANTER A BOA FORMA.

Pelo Prof. Pedro Ponces, Personal Trainer, Holmes Place Quinta da Fonte

Visto que o sucesso dos treinos reside na sua frequência, ou seja, continuidade e consistência, sugerimos um plano de exercícios que poderão facilmente ser realizados no seu local de férias, evitando que o regresso ao ginásio seja a tormenta habitual, com dores musculares constantes e desmotivadoras de um recomeço que se quer de sucesso. Muitas pessoas sentem-se mais motivadas a treinar ao ar livre, pois têm a possibilidade de realizar atividades diferentes daquelas que habitualmente fazem no ginásio ou noutros espaços fechados. Vejamos as vantagens do treino outdoor.

UM HÁBITO CADA VEZ MAIS PRESENTE

O exercício físico está cada vez mais presente no quotidiano dos portugueses. Isto é notório quando assistimos, sobretudo aos fins de semana, a centenas de pessoas a correr ou andar nos paredões e parques públicos, a jogar futebol ou outros desportos de equipa, a praticar ténis, padel ou a andar de bicicleta nas ciclovias das cidades ou em trilhos no meio da natureza.
O treino outdoor é uma excelente maneira de variar o tipo de exercício que habitualmente é praticado nos ginásios e em pavilhões gimnodesportivos durante o resto do ano. Este tipo de treino oferece inúmeras vantagens, todas elas relacionadas com a saúde e o bem-estar físico, como por exemplo o aumento da vitamina D. Grande parte da população é deficiente em vitamina D. Tendo em conta que os baixos níveis deste micronutriente estão associados a diversas doenças e que a melhor maneira de o sintetizar é, simplesmente, através da exposição solar, então é fácil concluir que o treino ao ar livre constitui uma excelente forma de contribuir para a melhoria da nossa saúde. Sem esquecer, contudo, a necessidade de aplicar protetor solar, para que os “efeitos secundários” não sejam superiores aos benefícios da exposição ao astro-rei.

CORRIDA: EXERCÍCIO DESAFIANTE

A corrida é o mais básico dos exercícios. Com espaços mais amplos e trajetos variados, a corrida outdoor é, porém, completamente diferente, em termos de exigência e dispêndio energético, comparativamente com aquela que se realiza nos ginásios.
Está provado que correr contra o vento e com diferentes variações de ritmo, bem como a irregularidade do piso – tudo variáveis que não existem numa passadeira – transforma a corrida ao ar livre num exercício extremamente desafiante.
Existe também a vantagem do ar puro proporcionado pelo espaço envolvente, desde que corra à beira-mar ou no meio da natureza, evitando zonas poluídas pelos escapes dos automóveis.

MANTER A MÁQUINA EM MOVIMENTO

Voltando ao plano de exercícios para efetuar nas férias, a grande questão é: sabe o que fazer? Se não sabe, siga as nossas dicas. Quer seja para ganhar massa muscular ou para queimar gordura e tornear o corpo, é essencial estar em movimento constante. Não adianta treinar afincadamente durante vários meses, se ao chegarem as férias houver um desligar total dos “motores”. É preciso manter a máquina a trabalhar. Os resultados obtidos pelo treino ao longo do ano, certamente com muito esforço, irão perdurar durante mais tempo. Não há desculpa para ficar imóvel, seja em casa, na praia ou no campo. A par de tudo isto, quem é que não gosta de manter a boa forma física e, ao mesmo tempo, ficar bronzeado?

logo saude be



^