E-NEWSAÚDE #4

Setembro | Outubro 2016

Especial Regresso às Aulas

Regresso aos estudos

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A MEMÓRIA É UMA DAS FUNÇÕES COGNITIVAS COM MAIOR IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM. E, COMO EM TANTAS OUTRAS ÁREAS DA SAÚDE, TAMBÉM A NÍVEL CEREBRAL A NUTRIÇÃO DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL.

É a partir da informação que nós memorizamos que vamos adquirindo conhecimentos, os quais servem de base ao nosso desenvolvimento enquanto pessoas: linguagem, pensamento, cultura e conhecimento. A informação que vamos guardando no nosso “arquivo mental” vai sendo acedida pela mente de forma seletiva, de acordo com os nossos padrões de interesse e motivação, havendo, deste modo, uma maior facilidade em assimilar os conteúdos que queremos aprender e para os quais estamos atentos.
Ao longo do processo de memorização, é frequente a existência de lapsos de memória que interferem significativamente na vida quotidiana, e que, por vezes, são causadores de ansiedade e mal-estar. Sendo a base de conhecimento, a memória deve ser trabalhada e estimulada.

ALIMENTAÇÃO E MEMÓRIA

Como em muitas outras áreas da saúde, também ao nível do cérebro a alimentação desempenha um papel fundamental. De um modo geral, uma alimentação completa e saudável permite manter um bom desempenho desta função, em conjunto com alguns exercícios mentais, tais como puzzles, jogos de cartas, palavras cruzadas, etc. O exercício físico contribui igualmente para uma boa circulação e oxigenação do cérebro.
Entre os nutrientes com funções protetoras do cérebro, encontram-se os hidratos de carbono complexos (cereais integrais), as gorduras mono e polinsaturadas (de origem vegetal), as vitaminas do complexo B, as vitaminas antioxidantes A, C e E e os minerais magnésio, ferro, zinco e fósforo. Estes nutrientes podem ser obtidos em alimentos como as frutas e legumes, os óleos vegetais e os frutos secos, e ainda em complementos como o gérmen de trigo.
Neste período de regresso aos estudos, a que rapidamente se seguirão os primeiros testes e exames, os jovens necessitam de maior poder de concentração, memória, motivação e baixo stress. Uma boa alimentação pode potencializar o rendimento nos estudos e diminuir a ansiedade para as provas.

REVITALIZAR O HIPOCAMPO

A fonte coordenadora da memória é denominada de hipocampo. À medida que os neurónios recebem as informações sensoriais, transmitem-nas para o hipocampo. As formas de conservar ou revitalizar o hipocampo são:

  • Alimentar-se de forma equilibrada;
  • Consumir diariamente 1,5 a 2 litros de água;
  • Praticar, todos os dias, 30 a 60 minutos de exercício físico;
  • Praticar exercícios mentais ligeiros, por forma a estimular o raciocínio;
  • Evitar a ansiedade;
  • Manter a tensão arterial regular e a circulação sanguínea em bom estado;
  • Evitar as bebidas alcoólicas e o consumo de medicamentos quanticamente desequilibrados.
Nas vésperas dos testes, os estudantes devem evitar alimentos que não costumam consumir, para não correrem o risco de sofrer transtornos intestinais. Alimentos pesados e ricos em gorduras devem ser afastados, tal como as bebidas alcoólicas, pois dificultam a libertação de energia para o cérebro.

 

Alimentos para o cérebro

  • OVO – Fonte de colina, que participa da formação dos neurónios e repara as células cerebrais. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e a aprendizagem. Também previne a depressão, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurónios.
  • PEIXE – Essencial para o cérebro, potencia a memória, a concentração e possui ação anti-inflamatória. Protege os neurónios contra os radicais livres e preserva as membranas neuronais. Fonte de zinco e de selénio, minerais que estimulam a atividade cerebral, minimizando o cansaço no final do dia.
  • ALFACE – É nas folhas e nos talos que se concentram altas doses de lactucina, substância que atua como calmante.
  • LARANJA – Previne o cansaço e ajuda a combater o stress. Contêm vitamina C, que contribui para as defesas do organismo.
  • MAÇÃ – É uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.
  • FRUTOS VERMELHOS – Possuem flavonoides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória, porque protegem os neurónios e são capazes de reverter défices de memória.

Para potenciar a memória

  • Procure interessar-se pelos temas que pretende memorizar – lembramos-nos melhor daquilo que gostamos e do que nos causou interesse;
  • Apreenda a matéria num contexto, evitando estudar/memorizar itens isolados – quando associamos a matéria a conteúdos que já conhecemos é mais fácil reter a informação nova;
  • Associe representações visuais aos objetivos ou ideias a apreender – quantos mais sentidos usar para reter a informação mais fácil será recordá-la;
  • Exercite a memória através de pequenos exercícios: recordar pormenores do seu dia (imagens, sons, paladares, odores ou sensações);
  • Desenvolva atividades onde se valorize a reflexão e a recordação de ideias/acontecimentos;
  • Estabeleça relações mentais entre conhecimentos novos e os já adquiridos a partir de associações de ideias;
  • Aprenda através de mnemónicas: estratégias facilitadoras da recordação;
  • Recorra a notas e a apontamentos para reter informação menos pertinente – não sobrecarregue a memória com informação desnecessária;
  • Estabeleça novas rotinas – desta forma, está a dar ao cérebro nova informação para organizar e estará a estimular a memória.

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